sexta-feira, agosto 12, 2022
InícioArtigosIPVA 2022 | Como Pagar? Quem tem Isenção? Entenda!

IPVA 2022 | Como Pagar? Quem tem Isenção? Entenda!

----- Anúncio -----

Se você está com dúvidas sobre o IPVA 2022, está no lugar certo, pois vamos te ajudar a entender como pagar o seu imposto e saber se você tem ou não direito à isenção. Afinal de contas, o ano virou e já temos que começar a pensar nas contas de início de ano e, para quem tem carro, um desses gastos é o IPVA.

A sigla IPVA significa Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores. Esse imposto foi instituído em 1986 e é cobrado anualmente pelos governos estaduais. O valor arrecadado pelo IPVA não é aplicado, necessariamente, em melhorias de ruas e estradas, mas depois de dividido entre estado, município e governo federal, é aplicado conforme as necessidades mais pontuais, até mesmo em outras áreas.

----- Anúncio -----

No preço total do imposto estão incluídos ainda o seguro DPVAT e o licenciamento anual do carro. Os governos estaduais, por meio das secretarias de Fazenda, divulgam os valores, as opções de desconto e os calendários com os vencimentos, que, em geral, seguem o final das placas dos veículos, em janeiro de cada ano.

Quem tem direito à isenção do IPVA 2022?

Você sabia que é possível ter isenção do IPVA 2022? Este imposto que, muitas vezes, acaba pesando no bolso dos brasileiros pode sair totalmente gratuito se você estiver no grupo de pessoas que têm direito a essa isenção da taxa. Se você não estiver nessa lista atualmente, saiba que é possível se candidatar à isenção do imposto, vamos explicar mais adiante.

----- Anúncio -----

As regras sobre a isenção do IPVA variam de estado para estado. Entre as pessoas que podem ter direito à isenção do imposto estão os usuários que possuem comorbidades. Se esse for o seu caso, lembre-se que é preciso comprovar que o veículo está adequadamente adaptado para a necessidade declarada. Outras doenças como câncer, artrite reumatoide, amputações, artrose, artrodese, autismo, deficiência visual e deficiência mental também pode conceder isenção total da taxa.

Mas não é só isso, pois pessoas que possuem doenças neurológicas, doenças degenerativas, esclerose múltipla, escoliose acentuada, linfomas, lesões com sequelas físicas, mastectomia, manguito rotador, neuropatias diabéticas, nanismo, paraplegia, paralisia cerebral, poliomielite, parkinson, próteses internas e externas, problemas na coluna, fístula renal, quadrantectomia talidomida, síndrome do túnel do carpo e tendinite crônica também estão aptas à isenção mediante comprovação da condição.

IPVA 2022 – Isenções em cada estado brasileiro

----- Anúncio -----

São Paulo, Paraná, Alagoas, Mato Grosso do Sul e Acre: isenta ao condutor o IPVA já para o próximo ano, em caso de veículos com mais de 20 anos de fabricação. 

Rio Grande do Norte, Amapá: o condutor fica isento do IPVA para o próximo ano, em caso de veículos com mais de 10 anos de fabricação.

Bahia, Amazonas, Distrito Federal, Ceará, Maranhão, Espírito Santo, Paraíba, Rio de Janeiro, Piauí, Rondônia, Tocantins e Sergipe: possui isenção do imposto para veículos que já tenham 15 anos ou mais de fabricação. 

Mato Grosso: isenção do IPVA para veículos que tenham mais de 18 anos de fabricação.

----- Anúncio -----

Minas Gerais: apenas carros que possuem placa preta estarão totalmente isentos do imposto.

Santa Catarina e Pernambuco: IPVA isento para veículos que possuam mais de 30 anos de fabricação.

Roraima: isenção apenas para veículos agrícolas, motos que tenham no máximo 160 cilindradas, bem como veículos PCD, táxis e ambulâncias.

Como consultar o IPVA 2022?

Se você quer consultar a situação do seu IPVA e reside no Estado de São Paulo, o Poupatempo disponibilizou a consulta através do aplicativo Poupatempo Digital. De forma rápida e prática, os cidadãos podem verificar o valor da taxa anual, sem a necessidade de se deslocar até uma unidade física, o que ajuda, inclusive, a você se manter seguro em meio a pandemia. 

Mas no caso de o seu carro estar vinculado ao Detran de outro estado, acesse o site da secretaria da Fazenda ou Detran para obter informações sobre o imposto e como consultar o IPVA 2022. Se você está com dúvidas sobre o imposto, a taxa de IPVA varia entre 1 e 4 % do valor do veículo, e é por esse motivo que os valores variam tanto de um carro para outro. No geral, quanto mais novo e mais caro for o veículo, maior será a taxa a ser paga. Entretanto, os estados brasileiros têm regras bem diferentes entre si, então vale a pena se informar segundo o local em que você mora.

----- Anúncio -----

Como pagar o IPVA 2022?

Se você não tiver direito à isenção do imposto, precisa se informar sobre como e onde pagar a taxa do IPVA 2022 e se atentar aos prazos e formas de pagamento estabelecidas. Neste ano, pela situação da pandemia, a maioria dos processos podem ser realizados no site dos Detrans estaduais, inclusive serviços como licenciamento de veículos, pagamento de tributos, bem como a renovação de CNH, podem ser realizados diretamente no site do Detran do seu respectivo estado.

O IPVA também pode ser pago na rede bancária autorizada (guichê do caixa, autoatendimento, internet banking, débito agendado) ou nas casas lotéricas, utilizando o código RENAVAM constante no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos, mais conhecido como CRLV.

As datas de pagamento variam de acordo com a placa do veículo e você pode conferir conforme o seu caso. Para fazer essa consulta de valores e datas, acesse o site da Secretaria da Fazenda de SP e informe os dados da sua placa, assim poderá ter certeza dos seus prazos. Lembrando que o IPVA 2022 pode ser pago a partir do dia 10 de janeiro, podendo ser pago à vista com desconto ou parcelado.

----- Anúncio -----

Veja também

6 COMENTÁRIOS

  1. Sou pcd desde a aquisição do meu carro em 2016 e isento do IPVA, porém esse ano apareceu o IPVA para eu pagar.
    O que devo fazer, pagar ou pedir a renovação do IPVA?., junto a Secretaria da Fazenda de SP?.
    Por favor me manda resposta no meu email abaixo.

    • Estou na mesma situação e a principio vou pagar só a primeira parcela para ter tempo de resolver. Tenho um parente que pagou a primeira e o banco estornou
      o valor na hora

  2. A quem procurar para solicitar isenção de ipva para três carros de uma ong ? Trabalha com portadores de câncer

  3. Sou aposentado por invalidez permanente pelo município. Tenho direito a insencao do IPVA. Ainda não mudei minha CNH, tenho 6 cirurgia na coluna artrodese .

  4. Sou PCD desde 2008 não pagava IPVA mas, o sr. Doria ao invés de pedir exames para a renovação, resolveu cancelar. Um absurdo pagar por pessoas desonestas. Acho que o governo precisa resolver isto. Alguém aí sabe onde recorrer sobre isto?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Pesquisa

Posts Recentes